Sobre mim
Meu nome é João de Holanda, natural de Recife, a "Veneza Brasileira". Com muito orgulho sou pernambucano, da "terra dos altos coqueiros, da nova Roma de bravos guerreiros". Sou formado em Filosofia (2009) pelo IFTAOR (Instituto de Teologia e Filosofia da Arquidiocese de Olinda e Recife), em Teologia (2013) pela UNICAP e estou cursando o 4. período do curso de História pela Estácio-FIR. O intuito deste site é divulgar as minhas composições e falar um pouco de canto litúrgico. Não pretendo aqui esgotar o assunto, ou fazer valer o meu pensamento, apenas desejo partilhar o pouco que aprendi sobre o canto na sagrada liturgia da Missa.
Todas as músicas e artigos aqui publicados, salvo conste o contrário, são de minha autoria. Qualquer material pode ser copiado e difundido livremente por quaisquer meios, somente respeitando-se a integridade do texto e a referência ao site e à autoria dos cantos e dos textos. Os comentários feitos aos artigos são de responsabilidade de quem os escreve, não necessariamente refletindo as opiniões deste site e deste autor, podendo ser excluído, caso se faça necessário.
Dominus est!, que significa "É o Senhor!" (Jo 21, 7), é o grito de João a Pedro. Quando Jesus manda lançarem as redes ao mar e elas voltam cheias, o discípulo que Jesus amava, recohece Jesus e diz a Pedro: "É o Senhor!". Da mesma forma somos convidados a reconhecer o Senhor na celebração da Santa Missa, nos gestos e palavras, em cada texto, em cada canto. O canto constitui parte importantíssima na ação litúrgica, por isso, devemos ter essa preocupação para que em cada melodia, em cada letra, em cada canto, possamos reconhecer, como João o fez: "É o Senhor!"
Este site é consagrado à Maria Santíssima, Esposa do Bem-aventurado São José, aqui invocada sob o título de Porta do Céu, Janua Coeli. A Igreja invoca Maria sob este título porque, como diz São Boaventura, "ninguém pode entrar naquela bem-aventurada morada sem passar por Maria, que é a porta".