Parte I: Divisão dos cantos na Missa

Por João de Holanda

 

       Na Missa, que é o "sacrifício incruento do Corpo e Sangue de Cristo", ocupa lugar de destaque o canto. Porém, existem muitos erros na escolha dos cantos para Missa devida a falta de informação sobre o que cantar na como cantar numa celebração. Aqui, iniciaremos uma formação específica sobre o canto na Missa. Cada semana iremos explicar parte por parte da Missa e como selecionar o canto aproriado para cada momento. Hoje, iremos explicar a "divisão" musical da Santa Missa.

        Primeiro, temos que ter em mente que a Missa é composta, no que diz respeito à música litúrgica, não só de cantos, mas de antífonas, aclamações, orações e por fim, entram os cantos. Tendo essa divisão clara, podemos escolher, de acordo com o Tempo e a liturgia do dia, os cantos e melodias apropriadas para cada ocasião, porque, todo canto litúrgico é religioso, mas nem todo canto religioso é litúrgico. Não é porque uma música fala em Deus que esta é apropriada para a Santa Missa. O canto é próprio pra Missa quando ele é feito pra Missa. Quando alguém cria aquela determinada melodia ou canção pensando no "Sacrifício incruento do corpo e sangue de Cristo, oferecido sobre os nossos altares, debaixo das espécies de pão e vinho, em memória do sacrifio da cruz."

        Citamos a definição de Missa do Catecismo da Santa Igreja, porque só quando temos bem clara a definição do que seja a Missa é que estamos aptos a escolher ou compor algum canto para a celebração do Mistério Pascal do Senhor. Uma ação litúrgica com cantos bem executados, de acordo com o tempo, é o nosso objetivo principal. O canto tem grande importância nas celebrações. Lembremos que Santo Agostinho se sentiu profundamente tocado ao ouvir a execução de um hino em uma Igreja: “Quanto eu chorei por teus hinos e cânticos, aos suaves acentos das vozes de tua Igreja, que me penetravam de vivas emoções! Estas vozes corriam nos meus ouvidos e a verdade se distilava no meu coração; e daí brotavam fervendo sentimentos de piedade, e lágrimas rolavam, e isto me fazia bem ao chorar.” (Santo Agostinho, Confissões, IX, 7, 15 e 6, 14) A missa está composta de:

        Antífonas: Toda a Missa é composta por antífona de entrada e antífona de comunhão. São elas que nos guiam na escolha do canto para estes dois momentos. O canto é mais adequado para a entrada ou comunhão quanto mais fiel for ao texto das antífonas. Quando não se tem um canto adequado é prefirível que se cante a antífona.

        Orações: A missa é composta de orações que são ou rezadas ou cantadas. Essas orações não podem ser substituídas por outros cantos. Quando cantadas, o seu texto tem que ser fiel a letra da oração. São o que chamamos de partes fixas, são chamadas de fixas porque a sua letra não se pode alterar. A saber: o Ato Penitencial, o Glória, o Credo, o Santo e o Cordeiro. Eu acrescentaria ainda aqui o Pai Nosso, pois existe muito abuso quando o assunto é a "oração que Jesus nos ensinou".

        Aclamações: Como o próprio nome já diz são aclamações! Pequenos trechos bíblicos que são cantadados intercalados por um refrão. Aqui se enquadra a Aclamação ao Evangelho e a Aclamação memorial.

        Cantos: Na Santa Missa só existem 4 cantos. Entrada, Ofertório (que foi incluso oficialmente na liturgia romana na 3ª edição do Missal Romano), Comunhão e Canto Final. Se levarmos em conta a importância de se cantar a Antífona de Entrada, esse número caí pra três.

         Agora que sabemos um pouco sobre a "classificação" dos cantos na Santa Missa gostaríamos de convidar você para iniciar um estudo aprofundado sobre cada parte citada acima, sobre cada momento espécífico da Missa, sempre à luz do Magistério da Igreja, da Instrução Geral do Missal Romano (IGMR - essa é primeira sigla que todo músico que toque na Santa Missa deve saber) e dos demais documentos da Igreja que falam sobre o Canto e sobre Liturgia. Cantar bem não é cantar afinado, ou tocar com maestria, aqui vamos aprender que CANTAR BEM É CANTAR O MISTÉRIO QUE SE ESTÁ CELEBRANDO DE FORMA SIMPLES E NOBRE, AUTÊNTICA E SOLENE. MAIS QUE FAZER OS OUTROS CANTAREM COM OS OUVIDOS, CANTAR BEM É FAZER OS OUTROS CANTREM COM O CORAÇÃO!